Infinitivo e gerúndio em inglês. O que é e quando usar?
- julho 11, 2023
- Posted by: B4B Social
- Category: Carreira Curiosidades Inglês
O infinitivo e o gerúndio são duas formas verbais. O infinitivo ou infinitive, é formado pela forma to + verbo. Por exemplo: to be, to meet, to go, to see. Em português seria como o nosso infinitivo, e esses verbos significam: ser, encontrar, ir e ver, respectivamente. O gerúndio ou gerund, é a forma -ing de um verbo. Por exemplo: meeting, changing, saving. Neste artigo vamos falar sobre as formas corretas de empregar estas formas verbais.
Geralmente o uso de uma forma verbal pode gerar certa confusão, principalmente quando a forma gramatical é diferente da nossa língua nativa no inglês. Deixando de lado comparações, ou seja, no português é assim, então o inglês segue a mesma lógica, vamos aprender os usos corretos do to + verbo e o -ing.
Primeiramente, a forma do verbo no infinitivo é usada quando não estamos conectando o verbo com um pronome: “Ser ou não ser, eis a questão”. Aqui não estamos conectando o verbo ser à uma pessoa, não falamos eu sei, você sabe, ou nós sabemos, o verbo está na sua forma básica. Este é um dos principais usos do infinitivo. Além deste, temos outros casos em que você deve se atentar para usar o infinitivo corretamente:
1- Quando usamos um verbo depois de um adjetivo:
It’s important to know the answers for this question.
We’re very happy to help you.
2- Quando usamos um verbo para indicar um propósito:
I always check with the staff to make sure they have all they need.
The purpose of this meeting is to talk about our new product.
3- Depois de verbos que indicam planos e decisões:
We intend to change the office policy.
They have decided to look for a new supplier.
Agora falando sobre gerúndio, seu uso mais comum é quando usamos um verbo no present continuous, ou seja, falamos de ações que estão acontecendo neste exato momento. Assim, o verbo com o -ing, tem a mesma função dos nossos verbos com -ndo: fazendo, comendo, falando, estudando: se tratam de ações que estão em progresso. No entanto, temos outras funcionalidades para o gerúndio que não estão conectadas com o present continuous, como por exemplo:
1- Depois de verbos que indicam gostos ou interesses:
I enjoy playing sports on the beach.
We don’t like waking up early in the morning.
I love watching French movies.
2- Quando usamos um verbo depois de uma preposição:
I need to work on improving my skills.
I look forward to hearing from you.
We’ve noticed you’re very good at motivating people.
E aí, depois dessa aula com todos estes detalhes você já sabe os principais usos dessas formas verbais, e pode fazer escolhas conscientes na hora de formular seus textos e suas falas, além de passar uma impressão de quem sabe fazer boas escolhas no uso do idioma.
Agora só falta agendar um papo com a nossa especialista para ter mais clareza de um processo de aprendizado mais objetivo e eficiente! Clique aqui e agende!
Maria Julia Banzatto