Linguagem casual versus Linguagem formal
- abril 26, 2023
- Posted by: B4B Social
- Category: Carreira Inglês Intercâmbio
Muitas pessoas que estudam a língua inglesa frequentemente se questionam porque conseguem compreender tudo em uma sala de aula, mas se sentem confusas ao assistir a filmes ou séries. A verdade é que a língua inglesa – com qualquer outra – é composta por muitas variantes, como o inglês profissional, técnico, literário, falado, entre outras. Por vezes, limitamos a nossa exposição a apenas algumas fontes de aprendizado, o que pode restringir o nosso vocabulário e compreensão do idioma.
É possível que o seu professor não consiga ensinar todas as variações do inglês em aula, por isso é importante que você busque contato com diferentes tipos de conteúdos, tais como vídeos e textos de diversos estilos.
Quando se trata de compreender o inglês nativo, é importante dominar a linguagem casual, que é comumente encontrada em filmes, músicas, vídeos informais no YouTube, mensagens no Instagram etc. Esse tipo de linguagem é usado em situações informais com amigos e conhecidos, em que estamos mais à vontade e não nos preocupamos muito com a pronúncia e gramática.
Mas vale lembrar que, assim como com as contrações, existem regras para a linguagem casual. Não se deve reduzir sons aleatoriamente, pois isso pode tornar sua fala mais estranha ou difícil de compreender.
Veja algumas características do discurso casual que o distinguem do discurso formal:
1. As frases são encurtadas e a gramática é simplificada.
Do you want to go? soa como: “Wanna go?”
You’d better do it. soa como: “You better do it.”
2. As pessoas se preocupam menos em pronunciar todas as consoantes:
Probably se torna: “prolly”
I don’t know se torna: “I dunno”
Remember se torna: “member”
Going se torna: “goin”
Until se torna: “til”
Because se torna: “cuz”
3. Gírias são aceitáveis:
I need five dollars. “I need five bucks.”
I don’t have any money. “I’m broke.”
É importante destacar que a linguagem casual não se limita ao uso de gírias. Ela pode incluir gírias, mas está mais relacionada ao encurtamento de frases e sons, sem necessariamente substituí-los por outras palavras.
Enfim, podemos concluir que a língua inglesa, assim como os idiomas em geral, é formada por várias vertentes e estilos, e precisamos de prática constante para compreender todos eles. Quer ver?
Desafio você a chamar agora alguém que esteja perto e, sem pensar muito, perguntar se essa pessoa está com sede. Provavelmente soou como: “Tá com sede?”. Em seguida, ligue para seu melhor amigo e pergunte o que ele fará no fim de semana. Provavelmente soou como: “O que cê vai fazê no fim de semana?”. Encurtamos, adaptamos e omitimos palavras o tempo todo em nossa fala, e consideramos essa linguagem totalmente compreensível e natural no nosso dia a dia, além de ser uma importante forma de comunicação que nos aproxima.
Agora que você entendeu que também fazemos isso em português, se desafie a olhar com outros olhos para a linguagem casual usada pelos nativos nos filmes e séries que assiste. Pratique os exemplos deste artigo em voz alta e perceba que os sons são bem familiares aos seus ouvidos.
Domine o inglês de forma mais informal e leve, e aumente as suas chances de se comunicar melhor na próxima viagem, no trabalho, ou com quem encontrar pela vida. Bora lá, cê consegue! E a gente te ajuda. Clique aqui e agende sua aula experimental gratuita.