Como é o Halloween pelo mundo?
- outubro 29, 2022
- Posted by: B4B Social
- Category: Curiosidades Espanhol Inglês Technology
I put a spell on youuu… outubro é mês de Dia das Bruxas. Por mais que o Halloween não faça parte do calendário oficial brasileiro, cada vez mais pessoas se reúnem em festas a fantasias para comemorar a data. E vale tudo: vampiros, múmias, bruxas, quanto mais assustador, melhor. A tradição, popular nos Estados Unidos, é que as crianças saiam às ruas fantasiadas, batendo nas casas vizinhas atrás de trick or treating. Mas como surgiu a festa? Outros países também celebram a data? Essas e outras respostas você encontra nas próximas linhas.
Origem
O Halloween atual e suas tradições começaram a tomar forma entre 1500 e 1800, no Reino Unido. No entanto, pesquisadores acreditam que a festa teve origem antes disso, em um antigo festival pagão celta, o Samhain, que marca o fim do verão.
Além de jogos de adivinhação, nesta época, as crianças percorriam a vizinhança e cantavam músicas ou rimas para os espíritos e como gratidão, recebiam bolos de boa sorte, representando as almas que conseguiram sair do purgatório.
Mas foi só no século 19, que o Halloween chegou à América. Imigrantes irlandeses, fugindo da Grande Fome, levaram a cultura para o novo país. No começo, as tradições reuniam as brincadeiras do Reino Unido com os rituais de colheita americanos.
Nos Estados Unidos, o milho e a abóbora se tornaram símbolos da festa e algumas tradições foram renovadas, como a procura por doces ou travessuras. O nome Halloween vem de Hallow Eve`s, véspera de Todos os Santos, data celebrada em 1º de novembro.
Irlanda
No seu país de origem, o Halloween é celebrado conforme as tradições originais em algumas regiões. Além de acender fogueiras, os irlandeses comem o Barm Brack (pão doce típico com passas) com manteiga e geleia. As crianças também se fantasiam e percorrem a vizinhança atrás de gostosuras ou travessuras.
Reino Unido
Abóboras decoradas também são populares no Reino Unido durante o Halloween. Os moradores a deixam na entrada, como sinal para as crianças de que as portas estão abertas para tricks or treats.
Curiosidade: No final do mês de outubro é normal encontrar pessoas fantasiadas pelas ruas de Londres.
Alemanha
A celebração se parece bastante com a americana – as crianças batem às portas dos vizinhos pedindo doces ou travessuras – com uma exceção: para os alemães, não dar doces é falta de educação.
Países Nórdicos
Também seguem a tradição com crianças fantasiadas, pedindo doces pelas ruas, mas no lugar de tricks or treats, possuem uma expressão nativa.
Curiosidade: Na Suécia, o Halloween começa dia 31 de outubro mas só termina no dia 6 de novembro.
México
A festa das Bruxas no México é alegre, cheia de cores, flores, comidas tradicionais e música. Para os mexicanos, em 31 de outubro, Dia de Los Muertos, os portões do céu se abrem, e as almas retornam para casa, onde permanecem com seus familiares até dia 02 de novembro.
Romênia
As comemorações são voltadas para Transilvânia, e o Castelo de Bran, onde viveu o príncipe Vlad Tepes, que inspirou o conto de Drácula. Festas a fantasia, contação de histórias e cenas inspiradas no personagem de Bram Stoker também fazem parte das celebrações. Além disso, na noite de 31 de outubro, os romenos espalham alho pela casa para se protegerem contra fantasmas e vampiros.
Como vimos, cada país tem seus próprios ritos e tradições para festejar o Halloween. Você já participou da festa em algum deles? Conta pra gente! Queremos ouvir sua história!
Fontes: https://super.abril.com.br/cultura/conheca-5-tradicoes-de-halloween-pelo-mundo/
https://www.eurodicas.com.br/halloween-na-europa/