Blog
5 dicas para perder o medo de falar Inglês
- dezembro 27, 2021
- Posted by: Wort Idiomas
- Category: Curiosidades Inglês
Já ouviu falar em xenoglossofobia? Esse nome enorme é dado ao medo real de falar outras línguas. A maioria das pessoas, em fase inicial ou não de aprendizado de um segundo idioma, se sente ansiosa e insegura quando precisa colocar em prática o que estudou. Se comunicar em uma língua não nativa, como o Inglês, é um desafio mesmo quando você tem se dedicado a praticar. A expectativa é sempre grande e, muitas vezes, a pressão acaba travando a comunicação. Separamos algumas dicas para te ajudar a superar o receio de falar Inglês e a dar mais um passo em direção à fluência. Confira!
1) Reconheça seus pontos fracos
É preciso conhecer seus pontos fracos se quiser ter segurança para falar Inglês sem medo. Para quem ainda não estuda, uma boa forma de reconhecê-los é fazendo um teste de nivelamento – que é um levantamento de necessidades e observação da sua comunicação em inglês. Depois de realizá-lo, você terá um ponto de partida personalizado para aperfeiçoar seus conhecimentos e investir nos pontos de dificuldade.
2) Fuja da perfeição
O desejo de querer falar Inglês como um nativo mais atrapalha do que ajuda. E vamos explicar o porquê: existem diversas causas que distanciam a fala de um falante de língua estrangeira da de um falante nativo. Uma delas é a capacidade de reconhecimento e produção dos sons e a forma como essas questões técnicas relacionadas à pronúncia acontecem no seu cérebro. Você sabia que um bebê de 06 meses já reconhece os sons da sua língua materna? Então, lembre que o sotaque só indica que você fala um idioma a mais que muita gente por aí. Vale focar em quem precisou aprender para se comunicar e conseguiu falar Inglês de maneira natural e sem receio. Inspire-se nessas pessoas!
3) Priorize o fundamental
Não dê muita atenção aos pequenos erros. O objetivo principal é conseguir se comunicar, passar uma mensagem. Por isso, alguns erros de pronúncia ou estrutura são detalhes que serão aprimorados conforme você praticar e não há melhor jeito de exercitar do que falando. Arrisque-se.
4) Traga o Inglês pra vida
Sabemos que se comunicar em inglês com fluidez pode passar também pela sua capacidade de “pensar em inglês”. A construção da comunicação em inglês é diferente da que usamos quando pensamos e falamos português. Por isso, a ideia de formar uma frase em português e traduzi-la depois nem sempre alcança o efeito desejado. É claro que isso é um processo e leva tempo. Nossa sugestão para alcançar esse estágio é estudar e praticar muito – falar, ouvir, ler e escrever em inglês sempre que tiver uma chance. Quanto mais você aproximar o idioma do seu dia a dia, mais sucesso terá no seu processo de aprendizagem. E isso não precisa ser nada “grande”: pode começar mudando o idioma do celular, seguindo um influencer estrangeiro que fala de um tema que você gosta, assistindo filmes no idioma original… Assim, quando menos perceber, você vai estar pensando em inglês naturalmente. Lembre que é um processo. Não se cobre demais.
5) Converse muito!
A fluência só vai chegar com a prática. Então, sempre que houver possibilidade, converse! Sozinho, com outras pessoas, nas aulas, por aplicativos, vale usar todos os artifícios para superar o receio de falar Inglês. Boa parte das pessoas que estão aprendendo o idioma se sente constrangida na hora de falar e prefere atuar apenas como ouvinte. Isso acontece principalmente por insegurança e falta de confiança, mas com um pouco de paciência e muita prática é possível vencer essa barreira.
Essas são algumas dicas para você destravar. Mas, com certeza, os professores da Wort possuem técnicas que podem te ajudar a alcançar a fluência no idioma antes do que imagina. Além disso, não deixe de conferir outros artigos do blog – sempre com novidades referentes ao tema.
Tem algum assunto que gostaria de ver por aqui? Deixa pra gente nos comentários.