Blog
Gestão de pessoas em um segundo idioma
A globalização transformou profundamente a forma como as relações comerciais são estabelecidas. Assim, enquanto no passado as empresas se preocupavam apenas com a concorrência local, agora precisam pensar globalmente para criar diferenciais e ampliar os seus mercados.
Nesse cenário, o inglês corporativo deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito para construir uma carreira bem-sucedida.
Um dos principais setores em que é possível observar esse impacto é o de gestão de pessoas. Empresas podem ter colaboradores em diversos países, com uma grande multiplicidade de culturas e idiomas.
O inglês para negócios é essencial para manter o fluxo de comunicação e o espanhol ganha cada vez mais espaço e importância devido ao crescimento econômico dos países falantes dessa língua e seu impacto na economia global.
Confira a seguir a importância do segundo idioma para o profissional que atua na gestão de pessoas.
Inglês corporativo como fator determinante para o crescimento profissional na carreira de RH
Segundo idioma em altos cargos de RH
Falar inglês é preocupação para qualquer profissional que deseja crescer em sua área de atuação. No entanto, quando se trata de gestão de pessoas, alguns dados fornecem pistas importantes sobre o mercado de trabalho para esse profissional.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Carreira Muller, em empresas multinacionais quase ¾ da equipe de colaboradores de recursos humanos apresentam domínio do inglês. Já se tratando das empresas nacionais, menos de 27% apresenta fluência no idioma.
Além disso, nos dois casos, os profissionais fluentes no idioma inglês se concentram nos cargos de gestão. Portanto, quanto maior a função ocupada na hierarquia empresarial, maior a possibilidade de o profissional apresentar nível avançado em um segundo idioma.
Os dados obtidos na pesquisa revelam que, tanto em empresas nacionais quanto internacionais, o inglês aumenta significativamente as chances de crescimento profissional.
Inglês para uma comunicação globalizada
Na gestão de pessoas do mundo globalizado, os profissionais de RH precisam ter sólidos conhecimentos para manter a comunicação com uma rede diversificada de colaboradores espalhados por diversos países. Por isso, para os interessados em ingressar em uma multinacional e galgar um cargo de gestão no setor de RH, o inglês corporativo é investimento essencial.
Muito além da interlocução com funcionários, diversas reuniões e decisões requerem uma troca clara de comunicação com a matriz empresarial.
Dessa maneira, profissionais que apresentam um excelente currículo e têm as qualificações desejáveis para determinados cargos de gestão de pessoas podem ficar para trás e perder oportunidades valiosas de crescimento devido à falta de domínio no inglês para negócios.
Inglês como base para um RH estratégico
A busca por atrair e reter talentos e tornar a empresa um local de trabalho agradável, tem como fator central a necessidade de uma gestão capaz de se comunicar globalmente.
O RH estratégico é uma tendência que se fortalecerá nos próximos anos e exigirá cada vez mais do profissional da área a capacidade de responder a essa demanda e tomar decisões em conjunto com a empresa sede e todos os que a integram.
Conheça mais sobre nosso curso Inglês para Negócios