Dia de Ação de Graças
- novembro 23, 2023
- Posted by: B4B Social
- Category: Curiosidades Inglês Intercâmbio
O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving em inglês) é um feriado dos Estados Unidos em que parentes e amigos se encontram para uma refeição tradicional e para agradecer por tudo de bom que aconteceu.
Celebrado na quarta quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças tem suas origens em festivais de colheita. Era comum, antigamente, agradecer por uma colheita abundante nas culturas dos Peregrinos que navegaram da Inglaterra em 1620 e dos nativos americanos que encontraram.
Uma celebração de colheita de três dias realizada em 1621 na Colônia de Plymouth (atual Massachusetts) é geralmente considerada o primeiro Dia de Ação de Graças americano. Os Peregrinos haviam chegado no ano anterior no navio The Mayflower. No entanto, devido à escassez de alimentos e ao fato de que era tarde demais para plantar qualquer coisa, metade da colônia não sobreviveu ao rigoroso inverno de 1620-1621. Na primavera, os índios Wampanoag locais ensinaram aos colonos como cultivar milho e outros alimentos, e os ajudaram a caçar e a pescar. Eles também mostraram aos colonos como cozinhar alguns dos alimentos locais, como milho e abóbora. No outono de 1621, os colonos colheram uma abundante safra. E, em agradecimento, convidaram os Wampanoag para um banquete.
Os festivais de colheita se tornaram uma ocorrência regular na Nova Inglaterra. O Dia de Ação de Graças foi observado em várias datas nos estados até 1863, quando o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro como feriado nacional de Ação de Graças. Em 1941, o presidente Franklin Roosevelt assinou uma lei fixando o Dia de Ação de Graças na quarta (nem sempre a última) quinta-feira de novembro.
No entanto, por trás dessa história de cooperação e gratidão, há uma história de crueldade contra o povo nativo-americano. Os Peregrinos que fundaram a Colônia de Plymouth vieram em busca de liberdade religiosa, mas exploraram e oprimiram os povos indígenas da região por décadas. Eles roubaram os túmulos dos ancestrais dos Wampanoag antes de se estabelecerem na vila abandonada dos nativos, onde cerca de 90% da população havia perecido após uma pandemia de origem europeia que ficou conhecida como “A Grande Morte”. Os Wampanoag, mesmo enfraquecidos, salvaram os colonos, ensinando-os a agricultura em troca de comércio e proteção, apenas para serem mortos em batalha, vendidos como escravos, terem suas terras roubadas, sua língua apagada, seus filhos tomados como servos e os sobreviventes forçados a se converterem ao cristianismo pelo mesmo povo que dizia querer reivindicar o direito à liberdade religiosa.
Essa história dolorosa, que raramente é discutida, é um lembrete das complexidades por trás do feriado. Hoje, muitos nativos americanos veem o Dia de Ação de Graças como o Dia Nacional de Luto, um momento para lembrar a injustiça histórica e as perdas que suas comunidades sofreram.
No entanto, à medida que mais pessoas se conscientizam da história verdadeira, há esforços crescentes para corrigir a narrativa e dar espaço para as vozes dos nativos americanos. Isso inclui mudanças nos currículos escolares e nomeação de autoridades nativas americanas para cargos políticos.
O Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos é um feriado complexo que evoca sentimentos de gratidão, mas também levanta questões sobre o tratamento histórico dos povos nativos. É importante entender que por trás dessa celebração há uma história profunda e muitas perspectivas a serem consideradas.
Aprender inglês não é só aprender o idioma, mas a cultura daqueles que falam o idioma também. E a Wort pode te ajudar nesse processo. Clique aqui para conhecer nossos cursos!
Por Gustavo Ruggiero