Blog
Estrangeirismos no meio corporativo
Brainstorm, schedule, call, feedback… ainda bem que com a ajuda da internet, dá para descobrir rapidinho o que cada palavra significa. A utilização de termos estrangeiros no cotidiano é uma prática comum no mundo corporativo. No entanto, é motivo de polêmica: alguns profissionais criticam porque acreditam que pode gerar ruídos na comunicação, outros aderiram naturalmente. A favor ou contra, a verdade é que não faz mal conhecer esses e outros vocábulos já que ninguém tem tempo para sempre recorrer a um tradutor.
Em algumas áreas essa tendência é ainda mais evidente. Nos setores de tecnologia, inovação e gestão, por exemplo, acontece muito de utilizarem palavras em Inglês para designar procedimentos e solicitações. No marketing também. Normalmente isso acontece com práticas que surgiram ou foram criadas na língua inglesa.
Com o mundo cada vez menor e a globalização das empresas, ter uma linguagem para unificar e identificar os processos é um grande benefício. Uma comunicação eficaz poupa tempo e garante maior eficiência nos resultados. Ter uma segunda língua também representa uma vantagem para os profissionais na busca por conhecimento – mais de 50% dos sites são escritos em Inglês. Não dá para fechar os olhos e negar a importância da língua inglesa no mundo atual.
Além disso, não é de hoje que o estrangeirismo faz parte do nosso vocabulário. Palavras “gringas” sempre estiveram no nosso dia a dia. No século 19, a França era uma das maiores influências culturais mundiais e como consequência, até hoje, usamos termos como garagem, bufê e balé, por exemplo. O Inglês vem sendo incorporado desde o século 20.
Alguns vocábulos estão tão enraizados que sequer percebemos que não integram nosso idioma. Jeans, reveillon, video game, shopping, fashion, marketing, e-mail são termos que se adaptaram perfeitamente por aqui.
Glossário
Algumas palavras são quase unanimidade em meios corporativos, tanto que existem dicionários especializados, com os termos mais utilizados e seus significados. A lista a seguir foi elaborada pela ADV Tecnologia, empresa especializada em software de gestão e publicada no Correio Braziliense. Confira:
Approach: abordagem.
Assessment: avaliação do profissional.
Brainstorm: troca de ideias sobre um tema específico. Uma das palavras mais procuradas no dicionário corporativo.
Branding: conjunto de ações ligadas à administração de uma marca.
Briefing: conjunto de informações para a realização de uma determinada ação, dossiê.
Budget: orçamento.
Case: estudo de caso.
CEO (Chief Executive Officer): profissional que ocupa o cargo mais alto da empresa.
CIO (Chief Information Officer): profissional responsável pelo planejamento da área de tecnologia da informação, como um diretor de TI.
CFO (Chief Financial Officer): profissional responsável pela administração financeira da empresa.
Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.
Commodity: matéria-prima.
COO (Chief Operations Officer): profissional que cuida mais de perto da rotina do negócio.
Deadline: prazo final, data em que alguma tarefa precisa ser terminada.
Expertise: habilidade ou conhecimento em determinada área.
Feedback: retorno sobre o resultado de um processo ou atividade.
Follow-up: acompanhar algo, um processo, por exemplo.
Joint-venture: associação de duas empresas ou mais para a produção, prestação de serviços, busca de novos mercados, etc.
Know-how: conhecimento
Newsletter: boletim de notícias.
Networking: rede de contatos profissionais.
SEO (Search Engine Optimization): conjunto de técnicas que visam otimizar o posicionamento de sites nos mecanismos de busca do Google.
Skills: habilidades ou competências.
Supply-chain: cadeia de abastecimento.
Trainee: profissional em treinamento.
Trend: tendência.
Target: alvo, público-alvo.
Workaholic: profissional viciado em trabalho.
Workshop: treinamento ou palestra.
Se falar Inglês é um desafio para você, a Wort Idiomas pode te ajudar. Com cursos focados exclusivamente nos negócios, a escola disponibiliza aulas personalizadas e 100% online, com destaque para a equipe de professores atualizada e focada nas necessidades do aluno. Não deixe para depois. Entre em contato com a Wort e prepare-se para a sua escalada profissional.