Blog
7 atitudes para aprender Inglês corporativo
Saber falar inglês é fundamental para quem planeja uma carreira de sucesso. Mas já pensou que só isso não é suficiente? Uma em cada 5 pessoas possuem fluência na língua inglesa. É preciso se destacar e uma das maneiras de alcançar uma comunicação efetiva, é conhecer a linguagem usada no meio corporativo. Alguns termos são próprios da área empresarial e usá-los demonstra conhecimento e segurança. Além disso, as palavras certas podem gerar novas oportunidades. A seguir, descubra sete atitudes que podem ajudar a aprender de uma vez o temido Inglês corporativo.
1. Escolha
Em toda área, existe alguém que merece admiração. Um escritor, um profissional com ótimas ideias, um pesquisador, um orador. Escolha uma pessoa como referência, um exemplo a ser seguido, e acompanhe o que ela publica – siga nas redes sociais, confira os sites e todo o material indicado. Dessa forma, você aumentará seu vocabulário de maneira orgânica e prazerosa e ainda ficará por dentro das notícias do seu segmento.
Leia também: Como inserir o inglês no seu dia a dia
2. Viaje
Sempre que possível, viaje. Se existe uma maneira mais prazerosa de aprender outro idioma, desconhecemos. Viajar é conhecer a comunicação na origem e a melhor forma de praticar uma segunda língua, já que promove uma total imersão cultural. No mundo corporativo algumas empresas oferecem a possibilidade de um intercâmbio profissional, em que o colaborador pode passar um período de tempo trabalhando em uma unidade da companhia em outro país.
3. Ouça
Podcasts e apresentações do TEDx no Youtube são grandes aliados de quem busca estar atualizado com a profissão. Procure canais que tratem de assuntos que tenham a ver com a sua área de atuação e escute sempre que puder: no intervalo para almoço, indo para o trabalho, enquanto pratica exercícios. Quanto mais ouvir, mais chances de manter o Inglês ativo e atualizado na sua mente.
4. Anote
Ao ouvir uma palavra nova, anote! O ideal é descrever a frase inteira para que não perca o contexto em que o termo foi usado. Caso não consiga, pesquise seu significado quando puder e pense em situações/conversas em que o vocábulo poderia ser usado.
5. Converse
Esqueça o constrangimento: não perca a chance de conversar em Inglês com profissionais do mesmo ramo. A troca de ideias com pessoas que atuam no mesmo segmento é uma oportunidade excelente para praticar o idioma e criar uma rede de contatos. Tente interagir sempre que puder – a assimilação é maior quando temos uma experiência relacionada, aquela coisa do aprender fazendo, sabe?
6. Leia
Se a resposta não for ler, você não está fazendo a pergunta certa. Provavelmente todas as formas de ensino, incluem a leitura como uma das principais metodologias. Por isso, incorpore a leitura de jornais, artigos, sites, revistas e qualquer conteúdo corporativo em Inglês entre seus hábitos diários.
7. Insista
Crie metas para cumprir, mas não desanime se não conseguir. Alcançar a fluência é um objetivo que somente será alcançado com persistência e paciência. E quando achar que precisa de ajuda, não hesite em solicitar. Aliás, existem cursos voltados exclusivamente para negócios. A Wort Idiomas oferece aulas customizadas, online e com foco nas necessidades da sua carreira. Além disso, os professores estão sempre prontos a auxiliar e conectados com a realidade do mundo business. Entre em contato agora e prepare-se para alcançar um novo nível profissional.